top of page
background (2400 x 1260).png
fundo (menu-1)-03.png
Menu
Menu
Menu
Menu

Labirinteira
 

Ponto 11
 

Aqui é uma mulher, ela tá sentada na varanda da casa dela na cadeira, com a grade dela colocada no parapeito da varanda, e tá fazendo o labirinto. Aqui ela tá enchendo o labirinto, aqui é o início da toalha que ela tá fazendo. Depois que ela faz esse desenho, é que ela vai terminar, fazer o torcimento, aí vem o paleitão, vem o caseado e vem o perfilado, para finalizar a peça. Mas agora ela tá no início da peça, ainda. 

Essa aqui é uma toalha, porque ela é grande, ela tá na grade, mas eu abri ela todinha para a menina ver o tamanho dela, como era o processo todinho. Aí tá uma parte feita já, e essa outra parte que não tem desenho ainda é para fazer os desenhos. 

Essa mulher tá com essa bandejinha, aí é uma bandeja, a cor rosa. O artesanato é o labirinto feito todo à mão. Esse desenho branco é tudo feito à linha, à mão. Esse que fica meio durinho é o torcimento, e ao redor dele é todo é o caseado; nas beiradinha ali é o perfilado, aí a gente recorta todinha, ela aí já tá pronta pra venda já. Já tá terminada. 

Aqui é um caminho de mesa; na lateral dele é todo paleitão, arrodeado de paleitão, na flor, a flor dele no meio é paleitão, viu? Torcido, e enchimento e o perfilado; não tem o caseado, esse aqui, porque ele é todo trabalhado, todo manual, todo trabalhado à linha. O branquinho é paleitão e esse outro mais fino é o enchimento.


Meu nome é Edite, eu faço artesanato; o tipo de artesanato é o labirinto. O labirinto a gente faz com tecido. A gente compra o tecido, manda cortar, desfiar; a gente vai fazer o desenho, o enchimento com linha, vai torcer, fazer o paleitão e depois a gente faz… Eu faço blusa, caminho de mesa, toalha, mas agora eu tô trabalhando mesmo só com peça pequena: com blusa, vestido, pano de prato, bandeja, essas coisas, porque é um tipo de artesanato muito trabalhoso, ele é muito demorado pra gente terminar e é muito é caro. É o tipo de artesanato que existe mais caro é o labirinto, porque é todo manual, tudo é feito à mão. 

Eu faço o labirinto porque é um tipo de artesanato, pode se dizer que eu comecei a fazer ele com 7 anos e hoje em dia eu faço porque eu gosto de fazer. Quanto mais eu faço é que me dá vontade de fazer. Aí às vezes eu já penso quando eu não quando não puder mais fazer. Eu já penso! Pode acreditar como eu já penso “meu Deus o que é que eu vou fazer?”. Eu já tenho dificuldade de enfiar agulha no fundo da linha! É uma coisa toda manual, o labirinto você pega fio por fio, viu? Linha por linha, até formar aquele desenho. É uma coisa complicada, viu? Porque você pega o tecido, você manda uma cortadeira, ela vai cortar; depois vai puxar aquele fio, deixar só aqueles buraquinho pra gente fazer o desenho. O crochê, você vai com agulha ali já faz tudo. O ponto de cruz já faz tudo de uma vez, e nós não, o labirinto é sete processos. É cortar, é desfiar, é encher, é torcer ,é botar paleitão, é perfilar, é casear, e esticar! É, são sete processos! Tem gente que vem comprar e diz “Ah isso aqui é feito na máquina?”, não! É todo manual, todo manual.

Uma peça leva, assim, um mês, dois meses, depende do trabalho que a gente vai fazer. Se for muito trabalhoso a gente demora uns três meses, se for menos trabalho, é um mês, é 15 dias.  É esse tempo assim que leva.

Museu Virtual do Cumbe

©2024 por Museu Virtual do Cumbe. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page